segunda-feira, 20 de abril de 2009

Destruição da Camada de Ozônio



Em volta da Terra, mais precisamente na estratosfera, há uma frágil camada de um gás chamado ozônio. Essa camada protege os seres vivos dos raios utravioleta emitidos pelo Sol. É como se fosse um filtro a favor da vida. Sem ele, esses raios poderiam acabar com todas as formas de vida do planeta.
Você já ouviu falar do buraco da camada de ozônio?

Cientistas detectaram pela primeira vez a existência de um buraco na camada de ozônio sobre a Antártida. Desde então, têm se acumulado registros de que a camada de ozônio está se tornando mais fina em várias partes do mundo, especialmente nas regiões próximas do Polo Sul e, recentemente, do Polo Norte.
Produtos com CFC

CFC é a abreviação de um gás chamado clorofluorcarboneto, composto de cloro, flúor e carbono. Esse gás foi muito utilizado na fabricação de embalagens aerossóis para desodorante e inseticida, assim como nos sistemas de refrigeração em aparelhos de ar-condicionado e geladeiras. Sua utilização vem diminuindo devido ao grande mal que causa ao meio ambiente quanto é liberado para a atmosfera.
Quando o CFC chega a estratosfera, ele é decomposto pelos raios utravioleta, resultando no cloro. O cloro reage com o ozônio, destruindo-o.
A ação desses gases, associada a causas naturais, torna a camada de ozônio mais fina, isto é, com menor concentração de ozônio. É essa região que chamamos de "buraco da camada de ozônio "e que permite a passagem dos raios utravioleta.


1 comentários:

José Rosa Soares Filho disse...

Bacana este post. Corrija só no finalzinho, acho que está faltando fechar as aspas em: (É essa região que chamamos de "buraco da camada de ozônio e que permite a passagem dos raios utravioleta.)
Quando tiver um tempo, dê uma olhada num post simplezinho que fiz hoje no ZEducando: http://joserosafilho.wordpress.com/2009/04/20/prodgio/