domingo, 12 de abril de 2009

Dengue

A gente sabe que a dengue é muito perigosa e que está matando muitas pessoas, por isso devemos tomar bastante cuidado. Ela é transmitida pelo Aedes Aegypti, que também é infectado pelo vírus. Saiba como se prevenir, cuidando:

do Lixo- Não jogue lixo em terrenos abandonados, coloque o lixo sempre em sacos plásticos, mantenha o saco do lixo bem fechado e fora do alcance de animais, jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.

das Plantas e dos Jardins- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta. Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho da planta, lave-o com escova, água e sabão . Faça isso uma vez por semana. Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso também com água e sabão pelo menos uma vez na semana.

dos Tonéis e depósitos de água- Tampe bem os tonéis e barris de água, lave-o semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água, evitando que ela se acumule, leve principalmente por dentro os utensílios usados para guardar água em, como as jarras, garrafas, baldes, potes...

das Caixas d'água, calhas e lajes- Não deixe ser aculmulada água sobre a laje, mantenha a caixa d'água sempre fechada com tampa adequada. Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

Tipos de dengue
Existem três tipos de dengue, são elas:

Dengue Inaparente: Esse tipo de dengue é a menos grave, pois a pessoa é picada, mas não apresenta nenhum sintoma.

Dengue Clássica: Esse tipo de dengue dura em torno de 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem a temperatura alta (39° a 40°C), sente dor de cabeça, enjôos, vômitos, indisposição, dores musculares e nas articulações, cansaço, manchas vermelhas na pele, dor abdominal, entre outros.

Dengue Hemorrágica: Muito parecida com a dengue clássica, tem os mesmos sintomas, só que, após o terceiro ou quarto dia da evolução da doença a pessoa começa a ter hemorragias devido ao sangramento de pequenos vasos na pele e nos ógãos internos. Ela pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.
Atenção: se a dengue hemorrágica não for tratada com urgência, a pessoa infectada corre um sério risco de morrer.

0 comentários: