sábado, 26 de fevereiro de 2011

Por que escutamos o barulho do mar nas conchas?

Depois de uma tarde na piscina, minhas opções estavam limitadas entre assistir novela ou fazer algo mais interessante. Bem, acho que minha escolha foi mais do que óbvia. Então pensei em escrever aqui no blog. Como minhas ideias ainda estavam na piscina, fui na minha fonte de curiosidades favorita, o site Hypscience.
Vi alguns temas legais, mas teve um que despertou mais ainda o meu instinto curioso. Então aqui vai uma pergunta interessante:

Você alguma vez já escutou o barulho do mar em uma simples concha?


Pois é, você não está maluco (ufa!).  Segundo o site Hypscience, quando você “escuta” uma concha, você está apenas ouvindo a todos os sons que estão ao seu redor. A forma de concha funciona como um amplificador do som ambiente. É por isso que alguns anfiteatros ao ar livre têm este formato. Encostando a concha na orelha, o ar que passar por ali vai bater e voltar nas superfícies curvadas da concha, esta ressonância do ar acaba criando o som que a gente percebe. Algo parecido acontece quando a gente faz isso com as mãos em forma de concha ao redor do ouvido.

















Cá entre nós, eu nunca parei para “escutar” uma concha, mas quando eu tiver  a oportunidade (amanhã talvez) vou fazer essa experiência.

Bom, eu fico por aqui e até o próximo post.

1 comentários:

José Luís disse...

Legal, Dai!

Gostei muito da informação e mais ainda da forma como escreveu, bem descontraída.

Continue assim!